As unidades turísticas no Porto Novo, Santo Antão, têm esgotado as reservas para as festas de São João, manifestação que trará a este concelho, pelo menos, cinco mil visitantes oriundos, sobretudo, da ilha vizinha de São Vicente.
Os operadores turísticos confirmaram à Inforpress que as unidades hoteleiras estarão cheias entre os dias 20 e 24 de Junho, altura em que Porto Novo conhecerá uma movimentação fora de normal de pessoas que procuram este concelho para assistir às festividades do santo padroeiro.
Com um hotel de quatro estrelas e quatro residenciais, a disponibilidade de alojamento fica muito aquém do necessário por ocasião das festas de São João, facto que levou os responsáveis municipais a apelarem aos operadores e às famílias, de um modo geral, a aproveitarem esta oportunidade para criar condições para receber os visitantes.
“A partir do dia 20 de Junho não haverá alojamento no Porto Novo. Os operadores e as pessoas, de uma forma geral, têm de criar as condições para tirar o maior proveito das feitas de São João, criando as condições para receber os visitantes e obter rendimentos”, exortou o edil, Aníbal Fonseca.
Esse facto confirma o “grande dinamismo” que as festas de São João trazem à economia de Santo Antão, avançou Aníbal Fonseca, para quem “não há nenhum outro evento nesta ilha com retorno tão bom e imediato como as festividades do santo padroeiro do Porto Novo que se celebra este ano sob o signo de património imaterial nacional.
A ideia, segundo o autarca, é criar as condições para que estas festas, elevadas em 2017 à condição de património imaterial nacional, sejam sustentáveis, estando na forja a criação, por parte de privados nacionais e estrangeiros, de unidades hoteleiras de média dimensão, que vão permitir, nos próximos anos, albergar os visitantes.
O programa das festas de São João no Porto Novo está orçado, este ano, em 19 mil contos.
O auge desta festa, de grande pendor religioso, acontece a 23 de Junho com a peregrinação dos fiéis, transportando a imagem do santo padroeiro entre Ribeira das Patas e a cidade do Porto Novo, num percurso de mais de 20 quilómetros.
O antigo estádio municipal Amílcar Cabral, pelo segundo ano consecutivo, vai ser palco dos bailes populares, abrilhantados por vários artistas nacionais e estrangeiros, com destaque para o angolano Iuri da Cunha, os cabo-verdianos Djodje e Jeniffer Dias, além dos grupos Cordas do Sol, Livity e Bulimundo.
A câmara do Porto Novo está a ultimar a montagem da logística para a realização dos espectáculos.
O presidente da Câmara confirma que a autarquia tem tudo preparado para que Porto Novo tenha “um grande São João”, à semelhança do ano transacto.
Inforpress
Santo Antão: Porto Novo sem capacidade de resposta de alojamentos turísticos para as festas de São João
Por
Publicado em