O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente apela a governos e empresas para que salvaguardem os direitos humanos e o meio ambiente, para que menos pessoas morram a defender o ambiente.
Citando números de um estudo da organização “Global Witness”, divulgado em Janeiro, o Programa lembra que 197 pessoas morreram no ano passado e muitas outras sofreram ameaças, assédio e intimidações.
No lançamento da Iniciativa para os Direitos Ambientais, o organismo da ONU afirma ter como objectivo que os governos se comprometam a agir legalmente para proteger esses direitos.
Em relação às empresas, quer mostrar-lhes quais as suas obrigações em matéria de direitos humanos e meio ambiente, incutindo-lhes respeito por elas.
Com uma página na Internet, pretende-se juntar os defensores dos direitos ambientais para que ajam coordenados.
“Aqueles que lutam para proteger o Planeta devem ser tratados como heróis, embora muitos paguem lamentavelmente um preço muito elevado, sacrificando a sua segurança e, por vezes, a sua vida”, afirmou o director do Programa, Erik Solheim, concluindo que “o nosso dever é defender os que estão do lado certo da História e isso implica defender os direitos mais universais e fundamentais”.
ONU lança iniciativa para proteger activistas do meio ambiente
Por
Publicado em