Em comunicado a Cabo Verde Airlines (TACV) anunciou que, devido ao apagão geral sentido nesta segunda-feira, 28, em vários países e pontos da Europa, o voo VR606 (Praia–Lisboa) está condicionado e o voo VR607 (Lisboa–Praia) foi cancelado devido “às condições anormais no aeroporto de Lisboa”. Ambos os voos estavam previstos para hoje, dia 28 de abril.
Na mesma comunicação, a transportadora aérea diz que “novas informações serão prestadas assim que possível” e recomendou aos passageiros afetados que “acompanhem o seu e-mail e as redes sociais” da empresa para obter novas atualizações.
Quanto ao voo VR607 (Lisboa–Praia) que foi cancelado, a companhia aérea avança que “garantirá a devida assistência aos passageiros afetados”.
Recorde que, como havia noticiado aqui o A Nação, vários países da Europa experimentaram hoje cortes de energia elétrica deixando cidades inteiras sem eletricidade, comunicações móveis e serviços essenciais como transportes públicos e semáforos.
Lisboa fortemente afectada
Em Portugal, todas as regiões do país foram afetadas, enquanto em Espanha, comunidades como Madrid, Catalunha, Andaluzia e outras também sofreram interrupções. Na França, a região da Costa Basca, incluindo cidades como Hendaye e Bayonne, registrou cortes de energia.
Em Lisboa há relatos de caos no trânsito, devido à paralisação dos semáforos, metro, comboios e eléctricos parados. Vários centros comerciais foram encerrados.
As causas exatas do apagão ainda estão sendo investigadas pelas autoridades, mas há especulações sobre uma possível falha técnica na rede elétrica europeia ou até mesmo um ciberataque, mas nenhuma explicação oficial foi confirmada até o momento.
A rede elétrica espanhola, citada pela agência EFE, informou ainda que está a trabalhar com as empresas do setor para restabelecer o serviço.
A Comissão Europeia disse estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica.
