Um apagão geral afetou, esta segunda-feira, todas as localidades de Portugal continental e Espanha e há ainda vários casos de apagões em partes de França e países como a Bélgica, Polónia, Finlândia e Alemanha. Na Itália também experimentaram interrupções no fornecimento de energia. Em vários locais a conexão móvel e internet tem sofrido também interrupções.
O apagão teve um impacto em diversos setores. Hospitais, por exemplo, acionaram geradores de emergência para garantir o atendimento contínuo aos pacientes.
A interrupção no fornecimento de energia também afetou o funcionamento de semáforos, causando desordem no trânsito das principais cidades. Além disso, as chamadas telefônicas foram prejudicadas, dificultando a comunicação entre as pessoas.
Situação em Portugal
Segundo a E-REDES, empresa distribuidora de eletricidade em Portugal, a interrupção deveu-se a um problema na rede elétrica europeia que, por consequência, afetou a rede nacional.
Segundo a mesma fonte, a reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva.
Apagão afeta linhas telefónicas, hospitais e faculdades
Em Lisboa, o Hospital Curry Cabral continua sem eletricidade. De acordo com informações avançadas à SIC, os médicos e enfermeiros não estão a conseguir aceder aos computadores. O hospital tem vacinas guardadas nos frigoríficos que podem estragar-se uma vez que não há geradores suficientes.
O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ativou o plano de emergência, que dizem ter funcionado em pleno, com ativação dos geradores de emergência para alimentar áreas como do bloco operatório e cuidados intensivos.
INEM ativa plano de contingência
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ativou o plano de contingência e tem os sistemas telefónico e informático a funcionar com recurso a geradores que foram automaticamente acionados. O INEM apelou a que os cidadãos usem a linha 112 apenas em caso de emergência para evitar uma sobrecarga do sistema.
O que poderá ter acontecido?
Especialistas sugerem que uma falha em larga escala na rede elétrica pode ter sido a causa, mas investigações estão em andamento para determinar o que realmente aconteceu. Possíveis causas incluem problemas técnicos, falhas em infraestruturas críticas ou até mesmo ataques cibernéticos, embora nenhuma dessas hipóteses tenha sido confirmada até o momento.
A questão de avarias em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts em Espanha é uma vertente adicional na investigação de possíveis interconexões entre os sistemas elétricos das nações europeias afetadas.
C/ Sic Notícias e CNN Portugal
