Cabo Verde vai ser palco do 4.º Congresso Olímpico da Lusofonia,que se realiza nos dias 24 e 25 de abril, na cidade da Praia. O evento é organizado pela Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) em parceria com o Comité Olímpico de Cabo Verde e terá lugar no Hotel Oásis Praia Mar.
Sob o lema “Para uma abordagem conjunta no desenvolvimento através do desporto”, o congresso reunirá representantes dos Comités Olímpicos Nacionais membros da ACOLOP e diversas organizações internacionais ligadas ao desporto.
O principal objetivo é reforçar os laços de cooperação e promover o desenvolvimento desportivo, assim como definir estratégias comuns para o futuro da organização.
Este congresso insere-se na Agenda Olímpica 2020+5, do Comité Olímpico Internacional (COI), e está alinhado com as prioridades estratégicas da ACOLOP para o período 2022-2028.
Programação dividida em dois dias
O primeiro dia, 24 de abril está reservado ao congresso, com debates sobre os principais eixos estratégicos da ACOLOP, enquanto que no segundo dia, 25, acontece a Assembleia Geral da ACOLOP, reunindo os membros constituintes da organização.
Durante o primeiro dia, serão abordados quatro temas-chave: Reconhecimento internacional da ACOLOP; Fortalecimento dos Jogos da Lusofonia; Desenvolvimento de programas baseados em consórcios e financiamento internacional e a melhoria dos serviços prestados aos Comités Olímpicos membros.
Compromisso com a cooperação lusófona
O congresso reforça o compromisso da ACOLOP com a valorização da língua portuguesa como elo comum entre os seus membros e com o aumento da cooperação multilateral. A iniciativa também visa capacitar recursos humanos do setor desportivo, promovendo a formação, intercâmbio e inovação nas políticas públicas ligadas ao desporto.
O evento será transmitido ao vivo através da página oficial da ACOLOP no Facebook, tornando-o acessível a um público global.
Sobre a ACOLOP
A Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa foi refundada em 29 de abril de 2024, em Lisboa, com o propósito de promover a cooperação e o desenvolvimento do desporto olímpico entre os países lusófonos.
A ACOLOP atua como plataforma de colaboração entre federações, entidades governamentais e organizações internacionais, partilhando boas práticase desenvolvendo projetos conjuntos voltados para a formação de atletas, treinadores e dirigentes — sempre com foco no crescimento sustentável e na valorização da diversidade cultural do espaço lusófono.
Leliane Semedo
*Estágiaria
