O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, firmou um protocolo com a TACV, com o objetivo de facilitar a mobilidade dos artistas cabo-verdianos, promovendo maior participação em eventos culturais nacionais e internacionais.
O acordo prevê a isenção de taxas para transporte de instrumentos musicais e a redução das tarifas na aquisição de bilhetes de passagens aéreas, beneficiando diretamente artistas e grupos culturais do arquipélago.
Além disso, a companhia aérea nacional compromete-se a disponibilizar, mensalmente, até cinco passagens gratuitas para viagens domésticas e internacionais, conforme a disponibilidade de voos e a época do ano.
Reforçar presença em palcos internacionais
De acordo com o ministro da cultura e das indústrias criativas, Augusto Veiga, esta medida visa não só apoiar os profissionais da cultura, mas também reforçar a presença de Cabo Verde em palcos internacionais.
“Há um limite, mas há uma total abertura da empresa em trabalharmos, e em nós também, a classe artística, e o Ministério da Cultura, em promovermos a campanha nacional de bandeira”.
A iniciativa tem sido bem recebida pela comunidade artística, que considera o protocolo uma “mais-valia” para o setor cultural cabo-verdiano. Nas redes sociais e na imprensa local, os artistas expressaram optimismo, considerando um passo importante para o reconhecimento e valorização dos agentes culturais do país.
Adelise Furtado
Estagiária
c/África lusófona
