Donald Trump anunciou a criação de um programa de autodeportação, através do qual o Governo dos Estados Unidos pretende oferecer incentivos financeiros e bilhetes de avião a imigrantes em situação ilegal, que aceitem abandonar voluntariamente o país.
Em entrevista à “Fox News”, o presidente norte-americano revelou que o plano visa facilitar a saída voluntária de estrangeiros em situação irregular, como parte de uma nova abordagem à imigração ilegal.
Programa de autodeportação
“Queremos ter um programa de autodeportação, que ainda nem sequer anunciamos oficialmente. Vamos dar-lhes uma bolsa, algum dinheiro e um bilhete de avião. Depois, se forem boas pessoas e os quisermos de volta, trabalharemos com eles para os trazer de volta o mais rapidamente possível”, explicou Trump, em entrevista ao canal norte-americano.
A medida surge num contexto de endurecimento das políticas migratórias sob a liderança de Trump, que no mês passado afirmou ter lançado “a maior operação de combate à imigração ilegal da história dos EUA”.
Na ocasião, criticou a herança deixada por Joe Biden, descrevendo o país como um “deserto cheio de imigrantes ilegais violentos”.
Trump defende que os Estados Unidos estão agora a entrar numa “nova era de ouro”, impulsionada pelas suas políticas de segurança e controlo fronteiriço.
Claudia Cruz
*Estagiária
C/ RTP África
