Por: Francisco Fragoso*
O sistema da Escrita Egípcia é um dos sistemas de Escrita mais antiga, no âmbito dos sistemas de escrita não alfabética do Antigo Mundo! A sua forma é denominada Hieroglífica. É, aliás, a mais antiga e mais característica!
Por seu turno, os Hieróglifos eram sinais gravados assumindo um carácter sagrado (do Grego hiéros, sagrado, e de glyphein, gravar).
É uma escrita de vocábulo/sintagma, ou seja, em que cada sinal
notava um vocábulo! Transforma-se par la suite numa escrita que
nota outrossim sons, donde e daí: ser, ipso facto uma escrita fonética!
A língua notada pelos hieróglifos era aparentada ao grupo das línguas semíticas. Opostamente, à escrita suméria acadiana que difundiu o uso dos caracteres cuneiformes, os hieróglifos permaneceram limitados ao uso como a língua dos países egípcios. A mais antiga trace da escrita egípcia hieroglífica data do princípio do IIIº milenar (leia-se: a primeira dinastia tinita). Desde a terceira dinastia esta escrita atinge a sua deslumbrante perfeição e nada varia até ao fim do seu uso, no século IIIº da nossa Era.
Ao lado dos sinais gravados sobre a pedra, existe sinais dos quais o traçado foi simplificado, denominados hieróglifos lineares, pintados com a tinta sobre sarcófagos de madeira, ou sobre papiros. Os sinais vão de cima em baixo, de direita à esquerda ou de esquerda à direita. Existe uma terceira espécie de escrita egípcia cujo desenho é mais uma terceira espécie de escrita egípcia cujo desenho é mais livre e mais rápida, para os usos quotidianos. É a escrita hierática. Do Grego hieráticos, sagrado, visto que se tornara sobretudo a vera escrita dos sacerdotes!
Na época mais avançada da sua evolução, a escrita é ainda mais estilizada e menos figurativa: é a escrita demótica. Do Grego démos, (povo). Na época ptolemaica (330-30) antes J. – C., o demótico transforma-se em escrita da literatura e da administração egípcias.
Esta escrita mantém-se até ao século Vº da nossa Era.
§§§ E, em complemento oportuno, estudemos então, por motivos óbvios: a ESCRITA “HITITA” HIEROGLÍFICA:
Ao lado da Escrita Hieroglífica Egípcia existe escritas hieroglíficas Hititas! No Império Hitita de Ásia menor e Síria do Norte, do século XVII ao VIII século antes a nossa Era, é utilizada não unicamente a escrita cuneiforme suméria-acadiana, entretanto outrossim uma escrita de imagem dita Hieroglífica Hitita. Esta escrita nota e transcreve uma língua hitita indo-europeia dissemelhante da língua notada pelos cuneiformes. Os sinais são ideográficos e fonéticos. O sentido da escrita é “Bustrophédon” (leia-se: alternância de direita à esquerda e de esquerda à direita). Os sítios de descoberta são: Karkémish, Karatépé na Cilicie. §§§
BROCKTON/BOSTON, Fevereiro 2025
*MÉDICO & HUMANISTA15
