O consumo de substâncias estupefacientes entre adolescentes do Liceu Amílcar Cabral está a causar apreensão. Ao que tudo indica alguns alunos estarão se reunindo nos arredores da escola, especialmente na parte traseira do edifício, para consumir drogas durante o horário escolar.
Segundo avança a Rádio de Cabo Verde (RCV), um grupo de estudantes, com idades entre 12 e 15 anos, uniformizados, foi flagrado fumando substâncias ilícitas na presença de residentes locais. Ao ser advertido, o grupo demonstrou desinteresse e continuou com o ato, o que evidencia a gravidade do problema.
Além do consumo de drogas, há relatos de atos de vandalismo e comportamentos agressivos por parte de jovens que circulam pela cidade, especialmente na zona de São Bento.
Dependência química em causa
Segundo relatam, há casos de dependência química entre adolescentes, que passam o dia vagando pelas ruas, colocando em risco a segurança pública e a saúde da população.
Diante dessa situação fica uma alerta para ação imediata das autoridades policiais e educativas para combater esse problema e evitar consequências mais graves no futuro.
Adelise Furtado
*Estagiária
