PUB

Cultura

Kiki Lima inaugura exposição ‘Do chão das ilhas ao som da alma’ em Lisboa

O artista Kiki Lima e o Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa, Portugal, inauguram a exposição, ‘Do chão das ilhas ao som da alma’ no próximo sábado,15, às 17.30 horas.

Segundo nota de imprensa enviada a nossa redação a exposição esta dividida em três núcleos abordando temas centrais de vida insular.

No primeiro núcleo, explora-se o quotidiano do mar, o dinamismo dos mercados, a força da mulher, a espontaneidade da infância e a expressividade da dança e da música, revelando a riqueza de um povo que encontra na simplicidade do dia a dia a sua maior inspiração.

Já no segundo núcleo, uma instalação composta por múltiplas peças de digigrafia, em parceria com o CPS – Centro Português de Serigrafia, que para a ocasião produziu uma série limitada de 71 peças, correspondente à idade do artista como homenagem.

Segundo a mesma nota, esta instalação dialoga com uma obra original, criando uma ponte entre a tradição e a contemporaneidade, entre a materialidade do chão e a imaterialidade da alma

Por fim, o terceiro núcleo apresenta a tela “Bói Popular” criada em 2021 para a exposição “De Dentro e Fora”, na UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, acompanhada por um vídeo da concretização da peça que documenta o processo de criação da própria obra, desde o início até à sua finalização, proporcionando ao visitante uma compreensão mais profunda do processo criativo do artista.

O som da música do próprio autor ecoará pela exposição, revelando a multiplicidade do artista e a sua capacidade de transitar entre diferentes formas de expressão artística.

Perfil Kiki Lima

Kiki Lima, de nome completo Euclides Eustáquio Lima, nasceu em 1953 na cidade de Ponta do Sol, Ilha de Santo Antão, Cabo Verde. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, frequentou ainda os cursos de Desenho e Pintura no CEC e de Escultura no Centro de Arte e Comunicação Visual, ambos em Lisboa. Atualmente, vive e trabalha em Cabo Verde.

Pintor, escultor, designer e músico, compositor e intérprete, Kiki Lima iniciou o seu percurso nas artes plásticas em 1969. Ao longo da sua carreira, realizou mais de 200 exposições individuais e participou em mais de 160 exposições coletivas.

Ao longo da sua trajetória, recebeu várias distinções e prémios, entre os quais se destacam o 1.º Grau da Medalha de Mérito Cultural do Governo de Cabo Verde (2017), a 1.ª Classe da Medalha do Vulcão, no âmbito do 25.º aniversário da Independência de Cabo Verde, atribuída pelo Presidente da República de Cabo Verde; o Prémio Selo Morabeza (2015); o título de “Personalidade 2002“ em Artes Plásticas, atribuído pelo Núcleo de Estudantes Universitários Africanos em Portugal; e o “Prémio Prestígio AI-UÉ” – Pintura (1992).

O seu nome está representado no painel de pintores cabo-verdianos da Assembleia Nacional de Cabo Verde.

Algumas das suas obras encontram-se em coleções particulares de figuras proeminentes, como os ex-presidentes portugueses Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, o Rei de Espanha, os Presidentes da África do Sul, Timor-Leste e China, bem como as ex-primeiras-damas dos EUA, Hillary Clinton.

Em 2019, Kiki Lima celebrou os seus 50 anos de carreira com a exposição “50 anos de musicalidade pictórica”, realizada no Palácio da Cultura Ildo Lobo, uma homenagem ao seu percurso artístico multifacetado e à sua contribuição para a arte cabo-verdiana.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top