A Polícia Judiciária (PJ), através da Secção de Investigação de Crimes Contra Pessoas (SICCP), deteve, no passado dia 29, um homem de 25 anos, suspeito de envolvimento num crime de homicídio ocorrido na Achada Grande Trás, cidade da Praia, em Maio de 2022. A vítima na altura era um jovem de 20 anos. Na última semana foram ainda feitas algumas detenções por tráfico de drogas.
Segundo informações avançadas esta semana pela Polícia Judiciária, a detenção do suspeito do crime de 2022 foi efectuada pela 1.ª Brigada da SICCP em cumprimento de um Mandado de Detenção Fora de Flagrante, emitido pelo Departamento Central de Ação Penal (DCAP) do Ministério Público. O suspeito, que reside no mesmo bairro onde ocorreu o crime, é um dos três investigados pelo caso. A PJ, no seu comunicado, não faz referência aos outros dois supostos implicados.
O crime ocorreu por volta das 13h20, nas imediações da Capela da Achada Grande Trás, quando a vítima, um jovem na casa dos vinte anos, regressava do trabalho, possivelmente para almoçar. O jovem foi atingido por disparos de arma de fogo, falecendo no local. Na altura, o móbil do crime era desconhecido, e as autoridades iniciaram uma investigação para apurar as circunstâncias do homicídio.
Após ser apresentado às autoridades judiciárias competentes para o primeiro interrogatório, o suspeito viu ser-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa pelo Tribunal Judicial da Comarca da Praia: ou seja, a Prisão Preventiva.
Detenções por tráfico de drogas
A PJ informou ainda que também na cidade da Praia, mais precisamente no bairro do Palmarejo, deteve em flagrante um homem de 30 anos e uma mulher de 31 anos durante uma busca domiciliária. Ambos são suspeitos de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. O homem ficou em prisão preventiva, enquanto a mulher foi sujeita à interdição de saída do país e apresentação periódica às autoridades.
Na operação, foram apreendidos mais de 326 gramas de canábis, 32 gramas de haxixe, uma pistola, munições, armas brancas, uma balança de precisão, telemóveis e cerca de 56 mil escudos, além de outros objetos de interesse para a investigação.
Geremias S. Furtado
![](https://www.anacao.cv//wp-content/uploads/2020/09/logo-topo-96.png)