Se estivesse vivo, a lenda e um dos pioneiros do reggae mundial, Bob Marley, completaria 80 anos nesta quinta-feira, 06. Para assinalar a data o grupo Roots realiza na Chill Lounge, na Achada Santo António, Praia, um festival de homenagem que acontece este sábado, 08, com inicio marcado para as 14h.
Do festival participarão os artistas Jah Moreira, Ibraimo Abdala, Rabeldi The Source, Eka Band, Kalibra Mundu, Barnelu e Jawanzaa.
Robert Nesta Marley, “Bob Marley” nasceu a 6 de fevereiro de 1945 e morreu em 1981 aos 36 anos, vítima de melanoma no dedo do pé.
Símbolo, lenda e activista social
Bob Marley tornou-se num símbolo da cultura jamaicana e da luta pela paz, justiça social e igualdade. Músicas como “No Woman, No Cry”, “Redemption Song”, “One Love” e “Three Little Birds”, continuam influenciando gerações.
Passados 43 anos de sua morte, seu legado permanece vivo entre difusores da cultura jamaicana, além daqueles que acreditam nos ideais de justiça e amor, pregados pelo ídolo negro.
Além de sua carreira musical, Bob Marley era um fervoroso defensor do movimento Rastafári, que influenciou profundamente sua música e estilo de vida.
Exemplo até hoje
A música de Bob Marley continua sendo usada como um hino para movimentos de justiça social e igualdade ao redor do mundo. Em 2023, durante protestos globais por direitos humanos, várias de suas canções, como “Get Up, Stand Up” e “War”, foram tocadas em manifestações.
Bob Marley continua sendo um dos artistas mais ouvidos em plataformas de streaming. Em 2023, ultrapassou 10 bilhões de streams no Spotify, consolidando-se como um dos músicos mais influentes de todos os tempos.
Filme
Em 2024, foi lançado o filme biográfico “Bob Marley: One Love”, que conta a história da vida e do legado do artista. O filme aborda momentos importantes da carreira de Marley, como a criação de álbuns clássicos, sua influência política na Jamaica e sua mensagem de paz e união.
A família de Bob Marley continua mantendo viva sua herança musical. Vários de seus filhos, como Ziggy Marley, Damian “Jr. Gong” Marley, Stephen Marley e Ky-Mani Marley, são músicos de sucesso e seguem carreiras influenciadas pelo reggae.
O faturamento póstumo de Bob Marley é de 17 milhões de dólares, seus discos já somaram mais de 75 milhões de álbuns vendidos nas últimas décadas.
Em Cabo Verde é muito aclamado e seguido por diferentes gerações.