O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu Sexta-feira, 31, o fomento de iniciativas que garantam a “preservação e valorização do vasto património material e imaterial” do Município de Ribeira Grande de Santiago que comemorou, ontem, 31 de Janeiro, o vigésimo aniversário da sua criação.
Numa carta enviada ao Presidente da Câmara Municipal, Nelson Correia, o chefe de Estado felicitou a população, a edilidade e as autoridades municipais de Ribeira Grande de Santiago pela celebração do Dia do Município e do seu Santo Padroeiro, “Nhu Santu Nomi”, manifestando-se disponível para fortalecer a cooperação com a autarquia.
O objetivo, segundo Neves, é fomentar iniciativas que garantam a preservação e valorização do vasto património material e imaterial da região.
A comemoração do Dia do Município e do seu Santo Padroeiro, “Nhu Santu Nomi”, que se celebra a 31 de Janeiro, tem sido assinalada com júbilo pela comunidade local através de actividades políticas, culturais, desportivas e recreativas com impacto em toda a ilha de Santiago.
Património Mundial da Humanidade
Ribeira Grande de Santiago, berço da história cabo-verdiana, continua a destacar-se pelo seu rico legado histórico e cultural.
Recorde-se que é neste Município que se encontra a Cidade Velha que, devido à sua história e valioso património arquitetónico, em 2009, foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Património Mundial da Humanidade. Também em 2009, foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Adelise Furtado- estagiária.