A China disponibilizou a Cabo Verde um total de 28,5 milhões de dólares para apoiar projectos estruturantes para o desenvolvimento do país. Segurança, modernização de infra-estruturas administrativas e reforço de sectores estratégicos como educação e saúde estão entre os projetos prioritários.
O Acordo de Cooperação Económica e Técnica, que ascende a 200 milhões RMB (mais de três milhões de contos), foi assinado na cidade da Praia, pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, e pelo encarregado de Negócios da Embaixada da China em Cabo Verde, Shi Leike.
Terceira fase do projeto “Cidade Segura”
Myrian Vieira assegurou que os recursos serão aplicados em projectos infraestruturantes ainda a serem definidos entre as duas partes, mas que terá com prioridade a continuidade da terceira fase do projecto “Cidade Segura”.
Explicou que se trata de um projecto estratégico para Cabo Verde que visa reforçar a segurança interna através da expansão e actualização do sistema de videovigilância em sete cidades, quais sejam, Praia, Mindelo, Sal Rei, Santa Maria, Tarrafal, Assomada e Porto Novo.
O investimento inclui assistência técnica, fornecimento de equipamentos para os centros de vigilância e a formação de técnicos para operar e manter o sistema.
Educação e saúde serão os próximos
Na mesma linha de intervenção, os dois países irão discutir iniciativas nas áreas da educação e saúde, visando acelerar o desenvolvimento sustentável do arquipélago.
Myrian Vieira elogiou a contribuição contínua da China para o desenvolvimento de Cabo Verde ao longo desses 49 anos de cooperação bilateral, realçando a importância da parceria estratégica em sectores estratégicos de desenvolvimento do país como educação, saúde, agricultura, tecnologias de informação e energias renováveis.
Shi Leike recordou que Cabo Verde é amplamente reconhecido pela boa governação e pela amizade histórica com a China, relações essas, que foram elevadas ao nível de parceria estratégica e consolidada com um novo pacote de financiamento durante a visita do primeiro-ministro cabo-verdiano à China em 2024.
Construção da maternidade e pediatria do Hospital Baptista Sousa
Entre os projectos em curso, destacou a construção da maternidade e pediatria do Hospital Baptista Sousa, em Mindelo, que está na fase final, e a análise técnica para a construção de três escolas primárias, uma em Santiago e duas na ilha do Fogo.
Além disso, Shi Leike apontou a continuidade da assistência técnica ao Palácio da Presidência e reforçou o empenho em colaborar com Cabo Verde para implementar novos projectos estruturantes, destinados a responder às necessidades do país e alcançar os seus objetivos prioritários.
C/ Inforpress