PUB

Política

Naufrágio do “Vicente”: 10 anos depois, duas famílias das vítimas ainda estão sem receber o subsídio atribuído pelo Governo

Duas das 15 famílias das vítimas do naufrágio do navio Vicente, ocorrido a 08 de Janeiro de 2015, ao largo da ilha do Fogo, estão ainda à espera de receber o subsídio atribuído pelo Governo desde 2017.

A informação foi avançada por Cirilo Cidário, representante dos familiares das vítimas desse acidente marítimo, em conferência de imprensa hoje, no Mindelo, dia em que completa 10 anos do naufrágio em que faleceram 15 pessoas, das quais uma criança.

“Hoje faz 10 anos, mas ainda temos duas famílias que não receberam um tostão desse dinheiro. Isso nos preocupa. Temos feito muito para tentar receber esse dinheiro, mas não tem sido possível. Ultimamente saiu uma decisão do Tribunal em que atribuiu uma pensão a uma senhora que vivia com uma dessas vítimas, mas ainda estamos à espera que esse dinheiro seja de entregue”, afirmou.

Além deste familiar, segundo a mesma fonte, falta ainda ser contemplado o familiar do comandante do navio.

Monumento em memória das vítimas

Na mesma conferência de imprensa, o líder do Movimento para o Desenvolvimento de São Vicente, Maurino Delgado, pediu à câmara e à assembleia municipal de São Vicente para erigir um monumento em memória das vítimas, tendo em conta que o maior número é de São Vicente.

Maurino Delgado ainda aproveitou para sensibilizar os cabo-verdianos e o governo para os riscos de acidentes graves ou catástrofes de forma a preservar vidas humanas.

Riscos no Navio Chiquinho

Neste particular, voltou a denunciar que o “Navio Chiquinho, com uma rampa móvel à proa, em termos de segurança, não é adequado para transportar passageiros no canal São Vicente/Porto Novo porque a rampa constitui um factor de risco de acidente grave”.

O naufrágio

O naufrágio do navio de carga e passageiros “Vicente”, aconteceu ao largo da ilha do Fogo a 08 de Janeiro de 2015 e nele faleceram 15 pessoas, sendo três passageiros e 12 tripulantes.

Houve 11 sobreviventes sendo que cinco eram tripulantes e seis eram passageiros.

Em 2017, foi publicado no Boletim Oficial o decreto-lei n.º 5 /2017, de 14 de Fevereiro, que institui, a título excecional, a pensão de sobrevivência dos herdeiros hábeis das vítimas mortais do naufrágio do navio Vicente.

C/ Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top