Nuías Silva, reeleito Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, ilha do Fogo, anunciou um “ambicioso plano” para a continuidade de projectos estruturantes e implementação de novas iniciativas que visam transformar São Filipe numa referência a nível do país. Entre as principais obras em curso e que vão ser inaugurados no primeiro semestre de 2025, destacou o estádio regional 5 de Julho.
“Queremos e pretendemos transformar São Filipe num verdadeiro município para visitar, investir, viver e amar, criando e gerando oportunidades para todos”, disse o edil sanfilipense, na cerimónia de posse dos novos órgãos autárquicos eleitos a 1 de Dezembro.
Nuías Silva, manifestou a sua determinação de trabalhar para consolidar e expandir os avanços conquistados durante o seu primeiro mandato de governação, sublinhado que a visão estratégica da sua equipa baseia-se na criação de riqueza e na consolidação da prosperidade para enfrentar o desemprego, a pobreza, a desigualdade e a vulnerabilidade.
Principais projectos
Entre os principais projectos em andamento e que vão ser inaugurados no primeiro semestre de 2025, Nuías Silva destacou o estádio regional 5 de Julho com condições para receber competições regionais, nacionais e internacionais e que, conforme anunciou, será o local das celebrações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde.
O edil enumerou outras realizações, nomeadamente o pavilhão gimno-desportivo Simão Mendes e o estádio municipal da zona sul, localizado na Vila de Patim, a requalificação e asfaltagem das principais vias de São Filipe, incluindo Terra Branca, Beltches e Fonte Aleixo, a inauguração do matadouro municipal industrial e talho municipal e várias placas desportivos.
O autarca também anunciou as obras de requalificação da praça de Santa Filomena e do Museu Municipal, com arranque previsto para Janeiro de 2025 e inauguração antes do final do ano. A requalificação do Museu Municipal visa transformá-lo numa instituição moderna doptada de um centro interpretativo para contar a história da cidade e da ilha do Fogo.
Um outro projecto consiste na dinamização do Centro Cultural Armand Montrond como uma escola de artes e cultura que contribua para o surgimento de novos talentos e o desejo de candidatar São Filipe a Património Mundial da Humanidade em reconhecimento ao seu rico património histórico e cultural.
Habitação social
A nível da habitação social, Nuías Silva anunciou, a entrega, por ocasião da celebração da quadra natalícia, de dezenas de casas reabilitadas e casas de banho em diferentes localidades do município no âmbito do reforço do compromisso com o bem-estar social da população.
“Se o primeiro mandato foi bom, este será ainda melhor. Juntos, construiremos um São Filipe melhor e mais próspero”, afirmou, acrescentando que é fundamental uma “renovada ambição” face ao horizonte 2030 e face à visão para os próximos 50 anos.
“Precisamos de continuar uma ambição estratégica e global, rumo a um desenvolvimento económico e financeiramente sustentável, ancorada num equilíbrio positivo da dimensão social, cultural e ambiental” defendeu Nuías Silva.
Recorde-se que a candidatura do PAICV em São Filipe, liderada por Nuías Siva, alcançou 70,75%, contra 27,82% do MpD.
C/Inforpress