O conceituado pianista cabo-verdiano Carlos Matos acaba de lançar o trabalho Vinil 7’ : “Legadu:Liberdadi”, que representa um tributo a dois dos maiores nomes da música das ilhas: Humbertona e Djunga d`Biluca.
Neste vinil, o pianista Carlos Matos interpreta ao piano, temas que simbolizam um valioso legado musical que considera ser “ imperativo que todos os cabo-verdianos protejam e promovam”.
Ao longo do disco, o pianista conduz-nos por uma jornada onde os conceitos de legado e liberdade se entrelaçam através da música.
Djunga d’Biluca e Humbertona estão ambos intrinsecamente ligados à lendária Morabeza Records,considerada por muitos como a mais influentes labels da história musical de Cabo Verde. Djunga d’Biluca, recorde-se, como fundador da Morabeza Records, foi o guardião do mais valioso acervo da música cabo-verdiana. Mais do que uma simples editora, a Morabeza Records preservava as memórias e os sentimentos de todo um povo, através da música.
Por sua vez, Humbertona, reconhecido como um dos maiores violonistas da música cabo-verdiana, deixou sua marca na label com discos essenciais que transcendem gerações.
Destacar que este vinil é resultado de uma colaboração entre inSulada, representada por Paulo Lobo Linhares, e Matos Music, liderada pelo pianista Carlos Matos, que já compartilharam experiências em outros vídeos e no álbum “Piano Solo” lançado há dois anos.