O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, já está em Cabo Verde e é acolhido hoje, 19, com Honras Militares, pelo Chefe de Estado cabo-verdiano José Maria Neves, no Palácio do Plateau. Recorde-se que Rebelo de Sousa está no país a convite de JMN para participar nas celebrações dos 50 Anos do Acordo de Lisboa.
Importa ressaltar que às 11h, na Sala Beijing da Presidência da República, terá lugar a cerimónia que tem como ponto alto a Homenagem de Estado aos seis representantes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, PAIGC, e de Portugal que assinaram o histórico documento, na capital portuguesa, a 19 de dezembro de 1974.
Comandante Pedro Pires
Entre os homenageados destaca-se o Comandante Pedro Pires, um dos signatários pelo PAIGC e membro do então Comité Executivo da Luta.
Amaro da Luz e José Luís Fernandes Lopes também assinaram o acordo pelo partido, enquanto, do lado português, participaram o Major Melo Antunes, Mário Soares e António de Almeida Santos.
Uma reprodução do Acordo de Lisboa estará exposta na sala Beijing durante a cerimónia, “como forma de ampliar o seu conhecimento pelos cabo-verdianos e a sua valorização enquanto facto de extraordinária relevância da história contemporânea das Ilhas”.
Conferência de imprensa conjunta
Marcelo Rebelo de Sousa participará na homenagem como convidado especial do Presidente José Maria Neves e às 12h, logo após a cerimónia de homenagem, os dois chefes de Estado realizarão uma conferência de imprensa conjunta.
Antes disso, às 10h15, José Maria Neves e Marcelo Rebelo de Sousa, reúnem-se para passar em revista e perspetivar o continuado reforço “das elevadas relações de cooperação e de amizade” construídas ao longo dos anos entre os dois países.