DESTAQUES
Um acordo possível numa descolonização em contra relógio
Faz hoje 50 anos que foi assinado, em Lisboa, o protocolo que definiu os termos da independência de Cabo Verde, de Portugal, a proclamar a 5 de Julho de 1975. Um acordo assinado numa altura de extrema tensão politica, por um lado em Portugal, e por outro, em Cabo Verde, aqui entre o PAIGC e os seus adversários da UDC e UPICV, situação esta que quase descambou numa guerra civil. Meio século depois, que leituras se pode fazer do Acordo de Lisboa e dos acontecimentos a ele associados?
. Pedro Pires: “Foi o melhor acordo possível”
. António D. Silva: “Os acordos de descolonização foram péssimos”
. Wladimir Brito: “O PAIGC foi o interlocutor legítimo”
Guarda Costeira
Janine Lélis quer transformar King Air 360ER em avião civil
A ministra da Defesa é acusada, por alguns segmentos das Forças Armadas, de pretender transformar o aparelho King Air 360ER, que, inicialmente, estava destinado à Guarda Costeira, num avião civil. Esta indefinição e falta decapacidade da AAC para certificar essa aeronave está a atrasar a chegada da aeronave a Cabo Verde.
Cabo-verdianos cada vez mais descrentes das instituições e do desempenho
A confiança dos cabo-verdianos nas principais instituições políticas e sociais caiu de forma acentuada, segundo o mais recente estudo do Afrobarómetro, realizado entre 27 de Agosto e 10 de Setembro de 2024. O levantamento, apresentado esta semana pela Afrosondagem, abrangeu temas como democracia, governação, corrupção e as relações institucionais entre líderes políticos.