A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em colaboração com a ONG Saama, organiza, de 3 a 6 deste mês, um curso destinado a enfermeiros, com o objetivo de aprimorar as competências para um atendimento mais humanizado a gestantes e parturientes.
A iniciativa, promovida pelo Grupo Disciplinar de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, em parceria com a ONG Saama, é voltada para profissionais de enfermagem que atuam na área da saúde materna e obstétrica.
Atualizar técnicas
Denominado “Dinâmicas de Implementação para o Parto Humanizado”, o curso visa atualizar os enfermeiros sobre as melhores práticas no atendimento a grávidas e parturientes, com ênfase nas mais recentes diretrizes para o acompanhamento durante a gestação e pós-parto.
Segundo a Uni-CV, a constante evolução da medicina e das práticas de enfermagem torna a formação contínua essencial para garantir um atendimento de qualidade e respeitoso às mulheres durante o processo de parto.
Ambiente segura e acolhedor
A formação busca, entre outros objetivos, capacitar os enfermeiros a promover um ambiente seguro e acolhedor, reduzir intervenções desnecessárias e adotar práticas que respeitem o processo natural do parto.
Além disso, o curso orienta sobre o uso de técnicas para aliviar a dor do parto e orienta sobre as intervenções médicas necessárias durante o processo.
O evento também abordará temas relevantes, como o combate à Mutilação Genital Feminina, com seminários específicos para sensibilizar os profissionais de saúde e promover uma prática mais humana e menos invasiva no atendimento obstétrico.
Leliane Semedo (Estagiária)