Vinte cabo-verdianos estão na ‘PowerList’ das 100 personalidades negras do ano da lusofonia para a revista ‘Bantumen’, entre as quais o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, o pugilista David Pina, a presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Filomena Fortes e o cientista e professor Jay Brito Querido.
Da lista, constam o artista plástico Amadeo Carvalho, a bailarina Athena Andrade, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, o realizador Carlos Yuri Ceuninck, a antropóloga e investigadora Celeste Fortes, a engenheira de software Danila Silva, o pugilista David Pina, a directora executiva dos CVMA, Dilza Soulé, a presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Filomena Fortes, e a consultora internacional e especialista parlamentar e em orçamento sensível ao género, Graça Sanches.
O basquetebolista Ivan Almeida, o cientista e professor Jay Brito Querido, o activista e agitador sociocultural José Baessa de Pina, o músico Mark Delman, a socióloga e escritora Miriam Medina, o artista Nelson Freitas, a socióloga, professora de teatro e realizadora Patrícia Silva, a empresária Simone Duarte, a presidente da Acarinha, Teresa Mascarenhas, e o professor e fundador da Escola de Música Pentagrama, Tó Tavares, completam a lista dos cabo-verdianos.
Quarta edição da “PowerList”
A lista que presta homenagem às 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia foi divulgada este fim-de-semana, em Lisboa, na gala da quarta edição da ‘PowerList 100’, iniciativa promovida pela revista Bantumen, que em 2021 criou uma ‘Power List’ de personalidades negras.
Na sua quarta edição, a ‘PowerList’ distinguiu, uma vez mais, 100 personalidades de vários quadrantes sociais lusófonos, com o propósito de “celebrar a multiplicidade, excelência e potência de pessoas negras que partilham o Português como língua oficial”.
Outras personalidades na lista
Para além dos cabo-verdianos, a escritora, poetisa e professora brasileira Conceição Evaristo, o futebolista angolano Gelson Dala, a jornalista, apresentadora e activista guineense Arthimiza Mendonça, o actor Moçambicano Alberto Magassela, a jurista e política portuguesa Francisca Van Dunem e a velocista santomense Gorete Semedo, são alguns dos nomes que compõem a lista.
A mesma lista foi definida em concertação entre o colectivo de jornalistas e produtores de conteúdo das diferentes plataformas de comunicação parceiras, presentes em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal.
Prémios para Décio Machado e António Santos
A quarta edição da PowerList 100 contou também com a entrega dos prémios de Mérito Empreendedor Bantumen para Décio Machado e Djassi Award para António Santos.
Em 2023, também 20 cabo-verdianos estiveram entre as 100 personalidades negras do ano da lusofonia para a revista Bantumen, que em 2021 criou uma ‘PowerList’ de personalidades negras.
C/ Inforpress