O barco pesqueiro, de bandeira brasileira, foi interceptado por um navio da Marinha portuguesa, com apoio de agentes da Polícia Judiciária de Portugal e de Cabo Verde. O mesmo ocorreu a cerca de 900 quilómetros a oeste do arquipélago. Os seis tripulantes, todos de nacionalidade brasileira, foram detidos pelas autoridades cabo-verdianas.
Conforme avança o site Gazeta do Povo, que cita a Lusa, a Marinha e a Polícia Judiciária de Portugal interceptaram no Atlântico um barco pesqueiro de bandeira brasileira, que depois se confirmou estar carregado com 1,6 tonelada de cocaína. No barco da marinha seguiam elementos da PJ portuguesa e cabo-verdiana, que comandaram as operações
A cocaína foi encontrada em um compartimento escondido na embarcação, onde estavam armazenados 60 fardos desta droga. Os seis tripulantes, todos de nacionalidade brasileira, foram detidos pelas autoridades cabo-verdianas.
O pesqueiro, utilizado por uma organização criminosa, partiu da América do Sul e foi abordado em uma operação internacional de combate ao tráfico de drogas, hoje divulgada.
Operação “Ventos Alísios”
A operação, baptizada de “Ventos Alísios”, foi coordenada pelo Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos (MAOC), sediado em Lisboa, Portugal.
Este Centro reúne nove países incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido, e tem como objetivo reforçar o combate ao tráfico de drogas por via marítima.
A ação também contou com o apoio da Polícia Federal do Brasil, da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) e da Agência Nacional contra o Crime do Reino Unido.
C/Gazeta do Povo