Para este concelho, o MpD escolheu Jacinto Horta como candidato à Câmara, o PAICV apostou em Armindo Freitas Correia como candidato à CM e Adalgisa Monteiro é a candidata da UCID para a CM. João Félix Cardoso é candidato à Câmara do grupo independente S-SAT (Santa Catarina Sempre e, Acima de Tudo).
O candidato da lista independente Santa Catarina Sempre e Acima de Tudo (S-SAT) exerceu hoje o seu direito de voto em Nhagar, terra que o viu crescer, por volta das 08h40 e mostrou-se confiante na vitória.
Félix Cardoso, que concorre pela segunda vez à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago), foi a primeira pessoa a votar na mesa de SC-G-03, no polidesportivo de Nhagar, e pediu aos santa-catarinenses para irem às urnas o mais cedo possível assim como ele.
Em relação ao processo, o candidato reconheceu que algumas mesas começaram a funcionar com algum atraso, e disse acreditar que o problema vai ser ultrapassado para que todo o procedimento de operação de votação possa decorrer na “normalidade”.
A candidata da União Cabo-verdiana Independente e Democrático (UCID), Adelgisa Monteiro, votou por volta das 09:20 na assembleia de voto de Achada Lém, mesa SC-A4-01, e apelou a todos os eleitores a exercerem o seu direito de voto, aconselhando-os a não absterem, justificando que é “fundamental” que cada um contribua para a democracia e a sua elevação em Santa Catarina.
“Estamos convictos de que mais tarde a UCID vai celebrar a vitória, pois é a opção certa para governar o município”, disse a candidata, na expectativa de que o processo decorra na normalidade e passividade.
O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Armindo Freitas, exerceu o seu direito de voto por volta das 09:40, na mesa SC-X- 01, em Chão de Tanque confiante de que a sua candidatura vai sair vitoriosa.
O candidato votou, em declarações à imprensa, avançou que o sentimento é de “muita confiança” de que no final do dia, a vitória vai ser de Santa Catarina, pois a sua candidatura vai “sair vencedora”.
Acto cívico
Jacinto Horta, candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, votou por volta das 11h40, no Jardim Infantil de Travessa Baixo, na localidade de Carreira de Engenhos, e expressou sua satisfação em votar na zona onde nasceu, destacando a importância do acto cívico não apenas como cidadão e munícipe, mas também na qualidade de candidato à presidência da câmara municipal.
Jacinto Horta fez um apelo aos munícipes para que exerçam seu dever de votar, enfatizando a importância da participação cidadã para a construção de um município melhor.
“Reforçar a democracia é fundamental para que possamos exigir das autoridades públicas maior responsabilidade. A democracia deve ser vivida na sua essência”, concluiu.
“Processo eleitoral está a decorrer dentro da normalidade”
O delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) no concelho de Santa Catarina de Santiago, Micael Moreira, assegurou que o processo eleitoral está a decorrer “dentro da normalidade”.
Micael Moreira avançou que houve “ligeiros atrasos” em algumas mesas, mas que 15 a 30 minutos após às 8h, horário em que era previsto a abertura de todas as mesas de assembleias de voto do país, as urnas em Santa Catarina de Santiago já estavam a funcionar, com a excepção da mesa de assembleia de voto em Tomba Touro, que teve alguns constrangimentos, mas que já foram ultrapassados.
C/ Inforpress