PUB

Política

Autárquicas Praia: Todos os candidatos à CMP já votaram e apelaram ao voto

Na cidade da Praia, Abraão Vicente (MPD),  Carlos Lopes “Romeu de Lurdes” (PTS), Francisco Carvalho (PAICV), e Jucelino Vieira (UCID), candidatos à presidência da Câmara Municipal da capital, já exerceram seu direito de voto e apelaram à adesão massiva da população à urnas. Candidatos mostraram também preocupação com os atrasos e incidentes acontecidos na capital.

O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrático (UCID), Juceliano Vieira, foi o primeiro a exercer o seu direito de voto nas autárquicas de 2024, em Vila Nova, Praia.

Juceliano Vieira

O mesmo disse estar “consciente do dever cumprido” e apelou a todos que exerçam o seu direito.

“É um sentimento de dever cumprido. Deixo uma mensagem a todo o povo para exercer o direito de votar e que não se deixe levar pelo cansaço. Às vezes um cidadão pode ter alguma dificuldade na localização do seu nome ou assembleia de voto, mas devemos estar serenos e procurar ajuda das pessoas”, referiu.

Já o candidato do partido Pessoas, Trabalho e Solidariedade (PTS), Carlos Lopes, mais conhecido por Romeu de Lurdes, votou às 09h33 na Escola de Ponta d´água.

Carlos Lopes “Romeu de Lurdes”

“Estou com sensação de dever cumprido com a chegada de um momento muito esperado para toda a população, principalmente para a candidatura, uma sensação boa, positiva e espero que todos participem neste processo”, referiu.

Abraão Vicente, candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal da Praia, também exerceu o direito de voto com “serenidade e tranquilidade”, esta manhã, na escola “A Bela”, de Terra Branca.

Abraão Vicente

Abraão considerou que os constrangimentos ocorridos na manhã de hoje, sobretudo em mesas cruciais, são “anormais” num país com mais de 30 anos de democracia.

Abraão Vicente avançou que vai acompanhar o processo a partir da sede nacional “confiante na vitória”.

Francisco Carvalho

O candidato à sua própria sucessão, Francisco Carvalho do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), exerceu o seu dever de voto passados onze minutos das 11h na assembleia de voto no bairro de Vila Nova, onde referiu que conforme a campanha feita “de forma serena, tranquila, sem baixaria e sem insultos, com foco nas propostas”, sente-se tranquilo, seguro e confiante que o “povo da Praia garanta vitória democraticamente nestas eleições”.

Aproveitou a ocasião para “manifestar uma grande preocupação relacionada com o atraso da abertura de várias mesas”.

Pediu muita cautela, para analisar o “nível de tantas assembleias de votos desorganizadas e com grandes atrasos na abertura”.

Praia com alguns incidentes

Na cidade da Praia foram registadas alguns incidentes nomeadamente o atraso na abertura de algumas mesas de voto, como em Achada Mato.

Em Tira Chapéu foram registados disparos por arma de fogo, tendo inclusive atingido um indivíduo, no pé. A pesso foi levada ao hospital.

Na Vila Nova foram registados “pelo menos três confrontos físicos” entre apoiantes de duas candidaturas na rua do perímetro da delegação municipal de Vila Nova, na capital, onde há mesas de voto, tendo a Polícia Nacional deslocado ao local.

C/ Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top