O Presidente da República, José Maria Neves, , instou os eleitores a se deslocarem às suas mesas de voto hoje, dia de eleições autárquicas, para fazerem valer o seu “direito inalienável” de escolherem o seu futuro e combater a abstenção que “fragiliza a democracia”.
Numa comunicação, o Chefe de Estado, frisou que aquele que exercer o seu direito de voto tem a legitimidade acrescida para apoiar ou criticar as medidas e políticas adotadas durante o mandato.
“Reitero que votar é expressão de liberdade e de responsabilidade, já que se trata do exercício de um dever de cidadania fundamental e de comprometimento com o futuro e a boa governação municipal”, enfatizou, lembrando que o poder local autónomo representa uma das maiores conquistas da democracia.
“A abstenção fragiliza a democracia e leva a que outros decidam por quem abdicou do seu direito inalienável de escolher o seu futuro” lembrou.
Campanha eleitoral marcada pelo civismo
Sobre a campanha eleitoral, José Maria Neves enalteceu o clima de civismo, liberdade e igualdade que marcou a campanha eleitoral que terminou sexta-feira, 29 de novembro, depois de duas semanas dedicadas à apresentação dos projectos dos candidatos dos partidos políticos.
Salientou ainda que, como é tradicional e referência da democracia cabo-verdiana, a campanha ocorreu sem incidentes relevantes, o que deve ser, no seu entender, motivo de orgulho para a nação.
Recorde-se que no total são 351.963 eleitores que vão hoje a votos em todo o país, sendo 3.369 estrangeiros regularmente residentes, representando 0,96% dos inscritos.
C/ Inforpress