O Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, na capital da ilha Terceira, na região autónoma dos Açores, Portugal, acolhe entre os dias 6 e 7 de dezembro a segunda edição do Festival Cultural de Cabo Verde “Raízes e Ritmos”. Fazem parte do festival tradicional cabo-verdiano momentos de arte, música, gastronomia e literatura. A entrada é livre.
Segundo nota da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, o festival celebra “a rica herança cultural cabo-verdiana” por meio de exposições, momentos gastronómicos e musicais, principalmente de homenagem à Morna, atividades literárias, entre outros.
No dia 6 de dezembro, primeiro dia do festival, será inaugurada às 15h a exposição “Entre Terras”, descrita como uma “viagem pelo património cultural cabo-verdiano”, com curadoria de Raquel Carvalho e Ricardo Barbosa.
A exposição contém trabalhos realizados com recurso a técnicas como a cerâmica, cestaria, escultura, fotografia, audiovisual, olaria, panaria e tecelagem.
O momento musical “Mornas de Cabo Verde”, marcado para as 16h30 do mesmo dia, será com Maria Alice e Humberto Ramos, já o momento gastronómico “Sabores de Cabo Verde” estará a cargo da Africana Tia Nené.
Lançamento de livro
Já no segundo dia do festival é dedicado ao mundo literário, com o lançamento do livro “A Macaronésia Trocada por Miúdos” da autoria de Susana Gramilho.
A obra destaca, segundo a mesma fonte, destaca as conexões históricas e culturais entre Cabo Verde e os Açores e “celebra a diversidade” das culturas lusófonas.