O Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP) lança hoje, 27, pelas 17h, no hotel Pérola, na cidade da Praia, a Plataforma Digital do Arquivo Presidencial do IPP. A digitalização do acervo documental de Pedro Pires é, segundo o IPP, um marco na preservação e divulgação da memória histórica de Cabo Verde e contém, entre outros, os documentos relacionados com os processos de independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.
De acordo com nota divulgada pelo instituto, a plataforma contém documentos relacionados com os processos de independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, as políticas públicas implementadas no período pós-independência, a liderança de Pedro Pires à frente do PAICV na oposição e os mandatos do Comandante Pedro Pires como Primeiro-Ministro e Presidente da República.
Durante a apresentação pública serão apresentadas as funcionalidades da plataforma digital e o processo técnico que possibilitou a sua criação.
Ampliar acesso à comunidade académica
Segundo a mesma fonte, o objetivo da plataforma é ampliar o acesso a este “importante acervo documental”, particularmente para a comunidade académica, investigadores, historiadores e aos interessados na história política recente de Cabo Verde e na construção da liderança africana.
A plataforma resulta de uma parceria e colaboração técnica entre o IPP, Arquivo Nacional de Cabo Verde, Parque Tecnológico de Aveiro (Portugal), com o apoio da Embaixada de França, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Camões e UNESCO.