O artista sanvicentino Luís Firmino apresenta, esta sexta-feira, 29 de novembro, um concerto de música instrumental no Pátio “Txon di Morgadu” no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia. O concerto tem início marcado para as 19h.
O concerto, “em moldes de intimismo”, terá Luís Firmino liderando no cavaquinho, Tiago Nobre ao violão e Nene Lopes na percussão.
Segundo nota da inSulada, além dos temas de compositores clássicos da música cabo-verdiana, serão igualmente apresentadas composições de Luís Firmino, onde a “Musica Tradicional será a raiz, e as sonoridades irrequietas do jovem artista acrescentam certamente inovação e outras formas de estar na nossa música tradicional”.
Concerto com “raízes cabo-verdianas”
Sobre o que esperar do concerto o artista afirma que será “uma viagem musical” num final de tarde que se prevê de muita música cabo-verdiana “com raízes no ontem, certezas no hoje e projeções num amanhã cada vez mais defendido por uma nova geração que vai chegando e redescobrindo o que no passado nos formou”.
Sobre Luís Firmino
Luís Firmino cresceu na ilha de São Vicente, no bairro de Alto Solarino. Luís encontrou-se rodeado por tocadores e músicos tradicionais que lhe despertaram um fascínio precoce pelo poder das melodias e das histórias contadas através da música.
Desde a infância, Luís teve a música como companheira constante.
Aos 16 anos, Luís começou a explorar o violão e mergulhou nas raízes da música tradicional cabo-verdiana, que considera a sua maior fonte de inspiração. Não demorou até que se juntasse a Henrique Silva, com quem formou o duo Acácia Maior. Esta parceria deu origem ao que ele chama de “compatibilidade musical” – uma sintonia natural que impulsionou a sua criatividade. Neste coletivo Luís começa a revelar a veia de compositor
O seu talento captou rapidamente a atenção de figuras proeminentes da música cabo-verdiana, como Nancy Vieira e chegou a gravar com Paulino Vieira no coletivo Acácia Maior.