A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) celebra hoje, 21 de novembro, os 18 anos de existência com uma sessão solene no Campus do Palmarejo Grande, na Cidade da Praia. A sessão solene é presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, no Centro de Convenções da universidade e contará com a presença do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, bem como de representantes dos docentes, do pessoal administrativo e dos estudantes.
Ainda durante a sessão solene serão homenageados os docentes e funcionários aposentados, “reconhecendo as suas valiosas contribuições ao longo dos anos”.
A Universidade de Cabo Verde foi oficialmente criada em 20 de novembro de 2006, através do Decreto-Lei n.º 53/2006, a Uni-CV resultou da integração de três instituições de ensino superior pré-existentes: o Instituto Superior de Educação (ISE), o Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar (ISECMAR) e o Instituto Nacional de Administração e Gestão (INAG).
Segundo nota da universidade, dos marcos importantes da universidade pública nestes 18 anos de existência destacam-se a aprovação dos novos estatutos, a eleição do Reitor e dos Presidentes das Unidades Orgânicas, a criação do Mestrado Integrado em Medicina em 2015, em parceria com a Universidade de Coimbra, e a mudança para o novo campus em Palmarejo Grande em 2021, financiado pelo governo da República Popular da China.
“Também se destaca a formação contínua dos docentes e do pessoal administrativo, fortalecendo a qualidade dos serviços prestados”, salienta ainda a mesma fonte.