A anteceder o seminário, que acontece no dia 21, quinta-feira, às 14h30, no auditório da universidade, será realizada na manhã do mesmo dia, das 09h às 11h30, uma campanha de limpeza. O seminário terá formato híbrido e participação de especialistas da universidade, do Instituto Nacional de Saúde Pública – INSP e da West African Aedes Surveillance Network – WAASuN.
A campanha de limpeza será realizada, segundo Lara Gomez, coordenadora do Grupo de Investigação em Doenças Tropicais da UniPiaget, no próprio campus da universidade e também nas zonas do Palmarejo Grande e Monte Vermelho.
Será igualmente, de acordo com a mesma fonte, um momento de consciencialização cidadã para a dengue.
A coordenadora ressalta que o envolvimento da comunidade é importante e visa mostrar que a problemática da dengue afeta toda a comunidade.
O Seminário
O seminário terá quatro painéis, o primeiro “Epidemia da dengue em Cabo Verde:situação atual e desafios” com o administrador executivo do INSP, Hélio Rocha, o segundo “Dengue, uma questão de mosquitos: mudança de paradigma para o seu combate” com a coordenadora do Grupo de Investigação em Doenças Tropicais da UniPiaget e docente da universidade, Lara Gomez.
Seguem-se ainda os painéis “Dengue: como diagnosticar, tratar e prevenir, desmistificando preconceitos” com o médico e docente Iuri Barbosa e “Dengue e a importância da vigilância do seu mosquito transmissor na África Ocidental” com a médica da West African Aedes Surveillance Network – WAASuN, Jewelna Akorli.
Literacia em doenças transmitidas por vetores
Segundo Lara Gomez, o seminário trará informações atualizadas sobre a epidemia da dengue em Cabo Verde e seus desafios, “assim como informação correta sobre a doença, sua transmissão e controlo”.
“Outro objetivo será o de dotar a população de literacia em doenças transmitidas por vetores, em concreto a dengue, e poderem assim agir de melhor forma contra a epidemia” afirma, salientando que as evidências científicas “servirão de base” para tomada de decisão por parte dos governantes.
De acordo com a mesma fonte, antes do encerramento do seminário será aberta uma sessão de esclarecimentos e discussão com os presentes.
A campanha de limpeza tem o apoio do Serviço de Saneamento da Câmara Municipal e do Instituto Nacional de Saúde Pública – INSP.