A partir desta quinta-feira,14, poderá apreciar as pinturas de David Lima, no Centro Cultural do Mindelo. O nome dispensa apresentações, sendo o artista, natural de Santo Antão, um dos mais conceituados nomes das artes plásticas cabo-verdianas.
Se estiver no Mindelo, em São Vicente, esta quinta- -feira,14, poderá assistir, a partir das 18h30, no Centro Cultural do Mindelo, à inauguração da exposição de pinturas de David Levy Lima.
O artista, já com um vasto portfólio na sua vasta carreira, dispensa apresentações. A viagem deste autodidata que “nasceu para ser pintor” começou na ilha de Santo Antão, há 79 anos.
Do seu extenso currículo o que ele mais destaca é ter-se feito pintor na sua “própria” escola, o autodidatismo, tendo a identidade pictórica expressa no seu longo percurso.
Referência Este outrora aluno reconhecido da Escola Técnica do Mindelo é hoje uma referência na história das artes plásticas cabo-verdianas, país que sempre o inspirou, mesmo quando se mudou para Portugal no início dos anos sessenta. Estas ilhas, assegura, foram sempre a sua “âncora”.
David Levy Lima recebeu várias distinções, prémios e condecorações, atribuídos em reconhecimento pela sua contribuição e enriquecimento do património cultural e artístico de Cabo Verde, tendo inclusive sido condecorado com a Medalha de 1.º Grau da Ordem do Vulcão pela Presidência da República de Cabo Verde, em 2000, por ocasião do 25.º Aniversário da Independência de Cabo Verde.