PUB

Destaques

Destaques da edição 898 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Compra e venda do BCA 

BCV sob forte pressão política

O Banco de Cabo Verde (BCV) tem até a primeira semana de Janeiro de 2025 para tomar uma decisão sobre o processo de compra e venda do Banco Comercial do Atlântico (BCA), negociado e fechado há cerca de  6 meses entre a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o grupo Coris Holding, do Burkina Faso. A ideia de ter o maior banco comercial cabo-verdiano nas mãos de investidores africanos parece gozar, contudo, de pouco entusiasmo junto de altos responsáveis nacionais, daí as pressões para o BCV chumbar a operação.

Paludismo volta a ensombrar Cabo Verde

Depois de ter recebido o certificado de país livre de Paludismo em Janeiro passado, Cabo Verde volta a ser ensombrado por essa doença com a confirmação recente de dois óbitos. O Governo descarta para já que o país corra o risco de perder o certificado e o primeiro-ministro garante que está em curso uma investigação para apurar se os casos são autóctones ou importados.

Campanha para as autárquicas arranca hoje 

62 candidaturas com 5 independentes 

Arranca hoje, 14, a campanha para a 19ª eleição autárquica em Cabo Verde, a ter lugar a 1 de Dezembro. Concorrem 62 listas para as câmaras municipais e 65 para assembleias municipais. MpD e PAICV concorrem em todos os 22 municípios, enquanto a UCID apresenta-se em 11 Concelhos. O PTS concorre em apenas dois municípios e cinco independentes entram também na corrida. O Partido Popular (PP) concorre apenas em três assembleias municipais. 

São Vicente

Moradores de bairros degradados à espera de novas promessas de habitação condigna 

O problema da habitação na ilha de São Vicente é um tema antigo e, ao que tudo indica, eterno. Os bairros informais, muitos construídos em encostas e linhas de água, não param de crescer, ilustrando a precariedade em que milhares de cabo-verdianos continuam a viver na ilha do Porto Grande. Com as eleições autárquicas de 1 de Dezembro, muitos desses munícipes e eleitores aguardam, uma vez mais, por um novo rol de promessas para resolver os velhos problemas de habitação. 

CAN 2025: Ordens para ganhar ou ganhar

Tubarões Azuis jogam a derradeira cartada

Pedro Leitão-Bubista e seus pupilos entram em campo amanhã, sexta-feira, pelas 15 horas, no Estádio Nacional – Praia, para defrontar a congénere do Egipto, naquela que é a quinta jornada do Grupo-C, a penúltima, tendo em vista a qualificação para a CAN 2025. Mas desta vez, os Tubarões Azuis, com os seus míseros três pontos, estão forçados a empunhar um slogan bem americano: “Ganhar não é tudo… é a única coisa”. 

Opinião: João Serra

O INE e a importância de estatísticas de elevada qualidade e demarcadas do Governo

A escola de vida de Lilica

Do tempo em que Lilica via passar os camiões tapados com lonas, para não verem os prisioneiros que chegavam à Colónia Penal do Tarrafal, até ao seu último suspiro, na passada quarta-feira, dia 6, decorreu uma vida plena e dedicada à luta pela libertação da Guiné e Cabo Verde e à construção destes dois Estados. Sobretudo na formação de crianças e adolescentes, futuros quadros destes dois países, na hoje lendária Escola Piloto de Conakry. Um projecto que marcaria a vida de centena e meia de alunos e dos muitos professores que por lá passaram.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top