Um total de 27 pescadores, sendo duas mulheres, receberam no passado dia, 31, no pólo da Universidade de Cabo Verde no Mindelo, as suas cédulas marítimas. Os pescadores, que passaram por uma formação de Iniciação para Pescador, são das comunidades de Calhau, Mindelo e São Pedro.
Segundo nota da Associação Peixeiras do Mindelo(APM), durante a formação, os agora pescadores, abordaram temas como técnicas básicas de natação e remo, condução de pequenas embarcações de boca aberta, noções básicas de primeiros socorros e noções básicas das atividades da pesca e legislação aplicável.
Ainda de acordo com a mesma fonte, dos 27 participantes, apenas um tinha a cédula válida, nove estavam por renovar e 17 não tinham, “daí a necessidade de atribuir esse documento importante para o exercício dessa profissão”.
Durante a formação foram ministradas ainda sessões para abordar temas de desenvolvimento pessoal como paternidade responsável e masculinidade positiva.
A iniciativa faz parte do projeto “Promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens no litoral de São Vicente- Amdjer d Txeu Luta”, implementado pela Associação de Peixeiras do Mindelo (APM) e as ONG ́s Paz e Desenvolvimento e Coopera e financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).