DESTAQUES
Morte de cabo-verdiano em Portugal
Novos dados desmentem versão da Polícia
A morte de Odair Moniz, cabo-verdiano de 43 anos, baleado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) em Portugal, está a gerar uma onda de indignação e protestos no Bairro do Zambujal, Amadora. O incidente ocorreu na madrugada de segunda-feira, quando Moniz foi atingido com dois tiros no peito por um agente da PSP, na Cova da Moura, após ter alegadamente tentado resistir à detenção com uma arma branca. Dados de última hora desmentem a versão inicial da Polícia de que a vítima teria ameaçado os agentes com uma faca.
Em plena pré-campanha para eleições autárquicas
INE ignora dados reais e lança estimativas sobre redução da pobreza
Os números da pobreza anunciados na semana passada pelo INE revelam-se problemáticos e duvidosos. Em vez de uma base real, esse instituto recorreu a estimativas, ao que tudo indica sem sustentabilidade. O facto de o referido anúncio acontecer em período pré-eleitoral adensa as suspeitas de instrumentalização política do número de pobres no país.
Imagem do A NAÇÃO usurpada para fake news
Nos últimos dias, o Grupo A NAÇÃO foi atacado com o uso indevido do seu nome, imagem e logotipo para reprodução de “fake news” que visam terceiros, entre eles algumas figuras conhecidas da sociedade como o professor Daniel Medina e o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares. A Administração não descarta tomar as medidas cabíveis na lei contra os responsáveis de tamanha irresponsabilidade.
Praia
Falta de passe de autocarro de oficial de justiça coloca arguidos do “Rapa Tudo” em liberdade
Uma falha do Tribunal da Comarca da Praia resultou na libertação dos arguidos em prisão preventiva no processo “Rapa Tudo”, em que 16 pessoas são acusadas de roubos agravados, posse ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas e tentativa de homicídio. A causa da libertação foi a falta de notificação dos arguidos para o julgamento. Segundo uma fonte judicial, o motivo foi considerado “fútil”: “O oficial alegou que não cumpriu a tarefa porque o passe de autocarro estava sem selo”.
São Vicente
Antigos futebolistas esperam e desesperam por pensão prometida
Três anos à espera pela regulamentação da lei das pensões do Estado leva antigos futebolistas que residem em São Vicente, e que fizeram parte dos primeiros “tubarões azuis”, a dizer que já não acreditam na possibilidade de receber a prometida pensão a que têm direito. Sem regulamentação, o referido diploma é “um nado morto”. Além disso, há outros aspectos a ter em conta nesta história e aritmética.
Quando o ecrã substitui o afecto
Uso excessivo de telemóveis está a afectar crianças cabo-verdianas
O uso excessivo de telemóveis por crianças e jovens têm preocupado pais e professores. Algumas escolas, na capital e noutros pontos do país, decidiram proibir o uso desse aparelho, mas a questão é ainda mais crítica com a crescente exposição de bebés e crianças pequenas aos dispositivos digitais. A psicóloga Kyka Freyre alerta para os efeitos nocivos deste hábito no desenvolvimento emocional e social dos “mais baixinhos”, ressaltando a importância de limitar o uso de ecrãs desde cedo.