Durante este fim de semana, a Cruz Vermelha de Cabo Verde está a celebrar o Dia Nacional do Voluntariado com a realização do 2º Fórum Nacional da Juventude, que acontece no auditório do Centro de Estágio do Estádio da Várzea. Sob o lema “Manter Viva a Humanidade: O poder transformador da juventude”, o evento é uma oportunidade para jovens debaterem temas cruciais como o voluntariado, participação cívica, alterações climáticas, crises humanitárias e bem-estar emocional.
O fórum arranca este sábado de manhã com os discursos de Arlindo de Carvalho, presidente da CVCV, e Lourenço Lopes, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. O evento abordará temas como a importância do voluntariado, participação cívica, oportunidades económicas, alterações climáticas, crises humanitárias e saúde emocional, assuntos que estão no centro das preocupações da juventude atual.
Eleição de Representantes Juvenis
Amanhã, domingo, o fórum culminará com a eleição dos representantes juvenis da organização a nível local e nacional. Este momento é visto como uma oportunidade para os jovens exercerem a sua cidadania de forma ativa, elegendo aqueles que os irão representar nas futuras ações da CVCV.
Segundo Kenny Mascarenhas Monteiro, coordenadora nacional da Juventude e Voluntariado, a eleição reforça o compromisso da organização com o envolvimento da juventude em decisões estratégicas e humanitárias.
O fórum reúne dirigentes, voluntários, e entidades públicas e privadas, com transmissão online para ampliar o alcance das discussões.
Tradição do voluntariado desde 1985
A data comemorativa foi estabelecida 20 de Outubro de1985, quando a CVCV foi reconhecida pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, e desde então, a celebração do Dia Nacional do Voluntariado tornou-se uma tradição importante para destacar o impacto do trabalho voluntário no país.