A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) lança oficialmente amanhã, dia 25, pelas 10h00, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia, dois Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP), “para responder às necessidades emergentes do setor cultural e artístico em Cabo Verde”.
Segundo a universidade pública os cursos CESP abrangem as áreas de Produção Cultural e Gestão de Projetos e Instituições Artísticas e Culturais.
O objectivo é, segundo a mesma fonte, capacitar os profissionais com competências essenciais para desenvolver e gerir projetos culturais e de produção artística, “promovendo o crescimento e a sustentabilidade deste setor estratégico, tanto a nível nacional como internacional”.
Profissionalização do setor
De acordo com a Uni-CV os programas integram-se numa estratégia mais ampla do Governo de Cabo Verde, através do MCIC, para promover a profissionalização do setor cultural e artístico.
Os dois cursos foram desenvolvidos com o apoio do programa PROCULTURA e em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC).
A conferência contará com a presença do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, da Diretora Geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro, do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, João Luís Queirós, da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, bem como beneficiários e parceiros do PROCULTURA, além de outros atores culturais que têm contribuído para o desenvolvimento desta oferta formativa.