PUB

Santiago

Praia: Falta de terreno compromete Projeto de Acolhimento de Idosos em Achada São Filipe

A ONG sem fins lucrativos de proteção dos idosos, Associação Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, veio a público denunciar que está há dois anos à espera da disponibilização de um lote de terreno, solicitado à Câmara Municipal da Praia, para construção uma estrutura de acolhimento totalmente adaptada para atender às necessidades dos idosos.

Segundo o Presidente da Associação Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, Gilson Cabral, a futura estrutura dispõe de um projeto arquitetónico, faltando apenas um terreno onde erguer a estrutura de saúde especialmente dedicada à terceira idade, na localidade de Achada São Filipe.

A associação sem fins lucrativos diz que inclusive já tem parceiros nacionais e internacionais para a materialização do projeto social e neste momento “apenas aguarda a disponibilidade do terreno pela autarquia praiense”.

Segundo a mesma fonte a estrutura projetada conta oferecer serviços de saúde especializados, residência para pessoas idosas em situação de vulnerabilidades extremas, centro de dia para atividades de lazer e manutenção diária.

E também disponibilizará um sistema de cuidados paliativos para doentes em situações de doenças terminais, “para que as pessoas que enfrentam os últimos momentos de vida tenham um tratamento e cuidados digno”.

Capacidade inicial de 30 residentes e 25 utentes no centro de dia

Inicialmente a estrutura está projetada para ter uma capacidade inicial para 30 residentes e 25 utentes nos serviços de centro de dia, além de contar com serviços de saúde especializados, tanto para pessoas residentes como para pessoas idosas “de toda a capital”.

Numa segunda fase, segundo Gilson, o centro ampliará a sua capacidade residencial para 50 residentes “em diferentes condições de saúde e níveis de dependência”.

De acordo com Gilson Cabral, neste momento a associação dispõe de uma unidade de atendimento e cuidados em Achada São Filipe, que mantém cuidados sobre 117 idosos tanto a nível de controlo permanente como a nível de cuidados domiciliares, destinados especialmente aos acamados e pessoas com mobilidade reduzida.

Consideração

“Espera-se a consideração e valorização desta causa, que é de todos os cabo-verdianos principalmente dos poderes públicos quanto ao incentivo pelo crescimento das respostas sociais no município e no país” afirma o Presidente da Associação Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, Gilson Cabral.

Recorde-se que a associação, além do histórico em prestação de cuidados, promoção da saúde e inclusão social na Cidade da Praia, tem também ações desenvolvidas em outras ilhas.

PUB

PUB

PUB

To Top