A cidade de Porto Novo, na ilha de Santo Antão, terá instalada uma central fotovoltaica até 2025, de 1.200 Kwp (quilowatts). A nova central fotovoltaica, a segunda da ilha, constitui o maior investimento feito nas energias renováveis na ilha.
Segundo avançado pela Inforpress, o projeto já está em fase de implementação nos arredores da cidade do Porto Novo e é financiado pelo Banco Mundial, no âmbito do projecto de energias renováveis e melhoria da eficiência nos serviços públicos de Santo Antão.
Recorde-se que este será o maior investimento do Governo nas energias renováveis em Santo Antão, ilha que, em 2019, recebeu uma central fotovoltaica com potência de 80 KWp, instalada no âmbito do projecto de captação e distribuição de água às zonas altas, financiado de 253 mil contos, através do programa Millenium Challange Account (MCA).
Monte Trigo abastecida a 100 % com energia renovável
Recorde-se igualmente que Monte Trigo, aldeia que pertence ao concelho, foi a primeira aldeia em todo o país a ser abastecida a 100 % com energia renovável.
Atualmente o concelho já dispõe de várias comunidades com luz eléctrica fornecida a partir de energia solar.
A nível da agricultura, todos os sistemas de produção de água instalados no concelho do Porto Novo funcionam com recurso a energia solar.
A nível de produção de água para a agricultura, as duas dezenas de sistemas, que incluem furo e nascentes, estão equipados com sistemas fotovoltaicos solares, assumindo-se este concelho o estatuto do “primeiro município em Cabo Verde” a ter uma taxa de 100 % no equipamento dos sistemas de produção de água com energias limpas.
Dados avançados pelo Governo estimam que até 2030 a ilha de Santo Antão deverá receber investimentos nas energias renováveis que ultrapassam um milhão de contos.
C/ Inforpress