O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) pretende avançar, no ano lectivo 2024/2025, com acções de formação no período pós-laboral como forma de responder à demanda do mercado. A partir de Setembro/outro haverá também novas ofertas formativas, já lançadas no site da instituição.
O presidente do conselho de administração do CERMI, Gilson Correia, falava à Inforpress à margem da cerimónia de imposição de fitas a 30 formados.
Segundo disse, para o ano lectivo 2024/2025, que está previsto para arrancar em Setembro/Outubro haverá novas ofertas formativas, devendo abranger cerca de 450 jovens.
“A novidade é ter a formação no pós-laboral porque o mercado está a precisar”, explicou, exemplificando que há técnicos que trabalham durante o dia e que estão a precisar melhorar os seus conhecimentos e competências.
Ofertas formativas já lançadas
Segundo o mesmo, neste momento as ofertas formativas já estão lançadas através do site e página do Facebook do Cermi, pelo que apela a todos os jovens de todas as ilhas a se candidatarem nos diferentes tipos de cursos e níveis disponibilizados.
450 bolsas para atribuir
A mesma fonte avançou ainda que o Cermi tem 100 bolsas para atribuir aos jovens das restantes ilhas e 350 bolsas para os da ilha de Santiago.
“Os que pertencem ao cadastro social 1 e 2 terão uma bolsa financiada a 100%, além de acesso a equipamentos de protecção individual para formação e transportes garantido”, acrescentou.
Os estudantes que estão no nível do cadastro social três e quatro terão uma comparticipação de 20% do custo das propinas, enquanto que os restantes terão de pagar para, conforme argumentou, poderem ter um sistema sustentável e continuarem a financiar formações para mais pessoas.