DESTAQUES
Atraso na marcação das eleições autárquicas
Oposição fala em “jogo táctico” para tirar dividendos políticos
O atraso na marcação da data das eleições autárquicas já é motivo de preocupação. O primeiro-ministro prometeu ouvir os partidos políticos entre Agosto e Setembro, mas até este momento não há nenhum sinal nesse sentido. Esse atraso pode ter implicações na logística das autoridades eleitorais, porquanto, sem a marcação da data das eleições, não se pode fechar o recenseamento eleitoral.
Burla no agendamento de vistos
Detenções na Assomada dão sinal de acções das autoridades nacionais
Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram detidas na semana passada na Assomada por suspeitas de burla qualificada no agendamento de vistos para Portugal. Presentes ao tribunal, foram-lhes decretados a prisão preventiva. O caso é saudado pelos utentes que há muito pediam uma actuação das autoridades no sentido de estancar este fenómeno.
Praia
Estradas “degradadas” de São Pedro preocupam moradores e condutores
Os moradores e condutores que diariamente circulam por São Pedro enfrentam o desafio das estradas em “péssimas condições”. Por isso, manifestam-se descontentes e pedem melhorias na qualidade das mesmas.
Banca regista lucros históricos de 5,2 mil milhões de escudos
Apesar da conjuntura, os sete bancos comerciais de Cabo Verde registaram lucros históricos de 5,2 mil milhões de escudos em 2023, correspondente a um aumento na ordem dos 19,1% face a 2022. Contudo, as maiores contribuições positivas vieram de três bancos: dois de elevada importância sistémica e um não sistémico, cuja contribuição conjunta representa 69,6% do aumento dos lucros.
Estado civil de JMN
Gastos com a primeira dama vão ser passados à “lupa” por uma nova inspecção
O Ministério das Finanças (MF) deve ordenar, muito brevemente, uma nova inspecção à Presidência da República, com um âmbito muito mais alargado em relação ao primeiro, desta feita com enfoque nos gastos com a Primeira Dama. Enquanto isso, o Tribunal de Contas deverá anunciar o seu veredito a partir do dia 15 de Setembro e perspectivam-se condenações.
Cabo-verdiana eleita melhor cineasta emergente em festival de Locarno
Chama-se Denise Fernandes, nasceu em Lisboa, filha de pais cabo-verdianos e cresceu na Suíça. Da necessidade de potenciar no nome de Cabo Verde além fronteiras, surgiu a sua primeira longa metragem – o “Hanami”, filmado na ilha do Fogo. A produção valeu-lhe o prémio de Melhor Cineasta Emergente no festival de cinema de Locarno, na Suíça.