O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) está a realizar um conjunto de ações de sensibilização e informação nas ilhas de São Vicente e Maio para prevenir e combater a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes durante o período das férias escolares. As ações são parte do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (PANPCVSCCA).
De acordo com o instituto, o objetivo da ação é fomentar a Campanha Proteja nas ilhas de São Vicente e Maio e assegurar ações preventivas contra a violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, fundamentalmente pela sensibilização.
Em São Vicente o ICCA realizou ações de sensibilização durante o Festival Baía das Gatas e na localidade de São Pedro.
Já na ilha do Maio, além das ações de sensibilização e informação, também será realizada uma Conversa Comunitária, nos dias de hoje, 19 e 20 – “Saber para prevenir e agir a favor da cultura de proteção e cuidado” e uma ação de Capacitação com os agentes da Polícia Nacional do Maio e as Catequistas/fiéis da igreja matriz da Nossa Senhora da Luz no “Saber para Agir” com o coordenador do plano de ação nacional de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, Psicólogo Nilson Mendes.
A Presidente do ICCA, Zaida Freitas, estará presente nas atividades.
A Campanha PROTEJA é, segundo o ICCA, um compromisso de toda a sociedade civil, incentivando a adoção de medidas preventivas e a união na construção de uma sociedade mais segura e consciente, onde as crianças e adolescentes possam viver e crescer protegidos e livres da violência sexual.