PUB

Destaques

Destaques da edição 885 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

IGF confirma irregularidades nas despesas do Palácio do Platô

Presidência afectada por despesas “inadequadas”

As irregularidades constatadas no relatório de inspecção administrativa e fi-
nanceira à Presidência da República não se resumem aos salários da primei-
ra dama e da “conselheira” Marisa Morais. No centro desta celeuma passou a estar também o chefe da Casa Civil, Jorge Tolentino, cujo subsídio de renda de casa no valor de 70 contos mensais “revela-se inadequado” e “desproporcional”, ainda que prática herdada da presidência anterior. A IGF propõe a reposição de todos os pagamentos feitos à margem da lei e que passam, entre outros, por subsídios de transportes a funcionários da Presidência da República.

Los Angeles’ 28

David Pina quer salário de Cabo Verde

O pugilista David Pina, primeiro medalhado da história de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, almeja o apoio do seu país na preparação para os Jogos de Los Angeles 2028. Caso contrário, avisou, há outros interessados no seu boxe e pode fazer-se à vida fora das terras crioulas.

“Djunta mon” geral para estancar sangria de trabalhadores qualificados 

Cabo Verde vive tempos difíceis em termos sociais, especialmente devido à evasão de mão de obra qualificada, e não só, para o exterior, face aos baixos salários e fracas condições de vida. Turismo, construção civil e até agricultura, entre outros, já sentem falta de gente para trabalhar. A aflição dos empresários começa a ser tão visível que se assiste a um “djunta mon” geral para fixar trabalhadores no país. Os jovens estão entre os principais visados. 

Praia

Menor delinquente mata “jovem do bem” na Várzea 

O bairro da Várzea, na cidade da Praia, foi no último sábado palco de um incidente que tirou a vida de Fábio Frederico, um jovem trabalhador de cerca de 30 anos, atingido por uma bala perdida durante um confronto entre grupos rivais. A vítima, que estava no lugar errado, à hora errada, deixa duas filhas menores, de quatro e sete anos, e uma comunidade em luto.

Calhau, São Vicente

Fazenda de Camarão vai duplicar produção, de olho em Santiago e Europa

Concebida a pensar no ambiente, empregando mão de obra sobretudo feminina, a Fazenda de Camarão, em São Vicente, é o espelho do seu mentor: Nelson Atanásio Santos.  Em cima dos seus 80 anos de idade, este boa-vistense, há muito estabelecido na ilha do Monte Cara, avisa que ainda o vamos ter por cá, por muito tempo . Por ora, conta este ano passar de 22 para 44 toneladas de camarões. “Camarões saborosos”, como faz questão de frisar, “made in São Vicente”. 

Opinião Paulino Dias

Tempo de pensarmos num Banco Nacional de Desenvolvimento?

PUB

PUB

PUB

To Top