Uma delegação de Cabo Verde está a participar desde segunda-feira, 12 de agosto, na quinta edição do Fórum Sub-Regional da Juventude na África Ocidental, que decorre em Dakar, no Senegal.
O evento, organizado no âmbito das comemorações ao Dia Internacional da Juventude, se estende até o dia 15 de agosto.
A iniciativa é promovida pela Rede da África Ocidental para a Paz e os Direitos Humanos (ROAPDH), em parceria com a Comissão da Juventude Africana do Senegal (AYC Senegal) e tem como tema “O Envolvimento dos Jovens na Conceção, Desenvolvimento e Implementação de Políticas Governamentais a Favor da Paz e da Consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Denilson Monteiro, porta-voz da delegação cabo-verdiana destacou a importância deste Fórum para fortalecer a paz na região e sublinhou ainda a necessidade de uma “participação ativa” dos jovens nas decisões políticas e na formulação de políticas que afetam as suas vidas.
A cerimónia de abertura contou com a presença da Ministra da Juventude, Desporto e Cultura do Senegal, Khady Diene Gaye.
Sobre o Dia Internacional da Juventude
O Dia Internacional da Juventude é celebrado, anualmente, no dia 12 de agosto para reconhecer o papel fundamental dos jovens nas sociedades. Este ano, o tema é “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”, que destaca a relação entre a digitalização e o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), evidenciando as contribuições essenciais dos jovens para este processo transformador.
O Dia Internacional da Juventude foi proclamado pela Resolução 54/120, adotada na Assembleia Geral da ONU em 17 de dezembro de 1999.
Leliane Semedo (Estagiária)