A equipa de Santiago Sul conquistou ontem o campeonato Nacional de Karaté, arrecadando um total de 16 medalhas, distribuídas em sete de ouro, sete de prata e três de bronze.
Citado pela Inforpress, o treinador da equipa de Santiago Sul, Kiluange de Melo Araújo, mostrou-se muito feliz com a conquista de toda a equipa.
“O sentimento é de felicidade e sensação de dever cumprido. Pelo trabalho realizado, passamos muito tempo a treinar os nossos atletas para alcançarem este resultado. Foi um esforço conjunto e estou a representar o esforço de todos os ‘senseis’ de Santiago Sul”, disse.
O número de medalhas conquistadas, disse, é um reflexo do empenho e dedicação, tanto dos atletas quanto dos treinadores.
16 medalhas no total
Segundo a mesma fonte, no total competiram 13 atletas e a equipa conquistou 16 medalhas, o que Kiluange de Araújo considerou demonstrar que “vale a pena” todo o esforço investido.
Já Alcinda Lima, presidente da Federação Cabo-verdiana de Karaté (FCK), fez também um balanço “bastante positivo” do campeonato nacional.
Segundo a mesma fonte, apesar de ser muito “desafiador e estimulante”, o campeonato foi concluído com alegria e sentido de dever cumprido.
“Este é o nosso primeiro campeonato e esperamos ter iniciado com o pé direito. Nos próximos tempos, vamos continuar a trabalhar para melhorar e superar os obstáculos”, disse.
Desafios da realização em Santo Antão
Alcinda Lima enfatizou as dificuldades enfrentadas durante a organização do campeonato, especialmente a realização do evento na Ilha de Santo Antão, que, segundo a mesma, trouxe vários desafios, incluindo atrasos no desbloqueio de verbas, problemas de transporte inter-ilhas e falta de apoio local.
“Realizar um campeonato na Ilha de Santo Antão não foi fácil, mas conseguimos superar os obstáculos. Agradeço a todos os que contribuíram para o sucesso deste evento”, agradeceu.
O campeonato decorreu durante dois dias no Pavilhão Desportivo David Fortes, na cidade da Ribeira Grande, Santo Antão.
A competição contou com a presença de cerca de 90 atletas de todas as ilhas do país.
C/Inforpress