A ilha da Boa Vista acolhe a primeira edição da Taça Comunidades – Bubista, em futsal masculino, com a participação de 16 equipas. O evento decorre de 05 a 31 deste mês com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a união na luta contra a violência, com ênfase na VBG.
De acordo com a ideia da Taça Comunidades surgiu em São Vicente para promover o intercâmbio cultural e a aproximação das comunidades residentes em cada ilha, aproveitando o potencial que o desporto tem de reunir muitas pessoas à volta de uma mesma causa.
No torneio estão inscritas 16 equipas de diferentes zonas da Boa Vista e comunidades residentes como Praia, Maio, Santo Antão, São Vicente, Santa Cruz, Senegal e Guiné-Bissau.
O melhor jogador do torneio ganhará uma carta de condução.
Segundo o presidente do Grupo Bela Vista em Movimento, que organiza o torneio, Luís Monteiro, o objetivo é levar o torneio para todo Cabo Verde, mas, numa primeira fase, a estratégia é implementar em todas as ilhas do Barlavento.
Passeata e conversa aberta
Além da competição estão agendadas uma passeata e uma “conversa aberta” com o apoio de instituições locais, envolvendo todas as equipas e mostrar que os homens também estão preocupados com a problemática da violência baseada no género (VBG).
O projeto, que inicialmente tinha um orçamento de 1.200 contos, conta com o apoio da Câmara Municipal da Boa Vista e de outros parceiros como a Escola de Condução de Boa Vista que ofereceu uma carta de condução ao melhor jogador do torneio.
O torneio termina no dia 30, e no dia 31 de Agosto haverá um jogo entre o campeão do torneio de São Vicente (zona de Bela Vista) e o campeão da Taça Comunidades – Bubista.
C/ Inforpress