Fruto de uma parceria entre as Forças Armadas de Portugal e de Cabo Verde, a Escola Militar irá promover o primeiro curso de promoção a Sargento-Chefe a 20 militares oriundos da Guarda Nacional, Guarda Costeira e demais Comandos e Serviços. O curso decorre de 07 de agosto a 04 de outubro de 2024.
A cerimónia de abertura acontece a 07 de agosto de 2024, às 10h, no Auditório do Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, na cidade da Praia.
De acordo com as Forças Armadas de Cabo Verde, o curso será ministrado por instrutores cabo-verdianos e portugueses e acontece no quadro da Cooperação no Domínio da Defesa entre Cabo Verde e Portugal.
A ação visa, segundo as Forças Armadas de Cabo Verde, capacitar os militares cabo-verdianos, na sua formação e desenvolvimento, “preparando-os para maiores responsabilidades e aumentando a eficiência das Forças Armadas de Cabo Verde”.
Módulos teóricos e práticos
De acordo com a mesma fonte, os 20 militares passarão por um rigoroso programa de formação com módulos teóricos e práticos, com o objetivo de aprimorar suas competências de liderança, gestão de recursos e habilidades técnicas.
Contudo, ainda segundo a mesma fonte, ao contrário do que demos a entender anteriormente, os militares que participam no curso “não serão automaticamente promovidos ao posto de Sargento-Chefe”, até porque, alguns desses militares que vão fazer o curso já se encontram no posto de Sargento-Chefe.
A cerimónia de abertura do curso será presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro.