O Governo vai condecorar o pugilista David Pina pela prestação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que valeu a primeira medalha olímpica de sempre para Cabo Verde. David também receberá um prémio no valor de 500 mil escudos.
Após terminar, este domingo, a sua participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou, na sua página do Facebook, as medidas que serão tomadas a favor do atleta.
“Como previsto no regulamento governamental que define o regime de prémios para as competições desportivas, David de Pina será contemplado com um valor de quinhentos mil escudos, pela conquista da medalha de bronze”, avançou o governante.
Nas redes sociais, vários internautas já estão a considerar o valor do prémio insuficiente para o tamanho do feito e projecção alcançada por David Pina, tendo em conta que ele
“Nação orgulhosa”
Para além do prémio monetário, o pugilista vai ser também condecorado. O chefe do Governo não avançou, entretanto, em que grau será a condecoração.
“A Nação está orgulhosa deste grande momento para o nosso desporto! Parabéns David pela grande prestação. Fica na história como o primeiro medalhado cabo-verdiano nos jogos olímpicos”, felicitou, Ulisses Correia e Silva.
De recordar que David Pina, pugilista natural do concelho de Santa Cruz e residente em Portugal, venceu as duas primeiras lutas no PAris 2024, o que lhe garantiu a medalha de bronze.
A luta pela prata ou ouro chegou ao fim este domingo, ao perder nas meias-finais frente ao campeão mundial da modalidade, o pugilista Hasanboy Dumatov, do Uzbeque.