O município de Tarrafal de Santiago acolhe nos dias 12, 13 e 14 de setembro o Festival Pela Paz, uma iniciativa cultural multidisciplinar, que pretende cruzar fronteiras, romper barreiras e unir povos com recurso à paz.
Conforme nota de imprensa, o evento enquadra-se nas comemorações do centenário de Amílcar Cabral, organizado pelo músico, escritor e poeta Mário Lúcio Sousa, em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal.
“O Festival Pela Paz incide na educação pela paz e para ela e propõe ações que incentivam, propaga a paz como fator principal do desenvolvimento económico, social, cultural, individual e humano”, refere a mesma fonte.
Recuperar o espírito colaborativo
O evento pretende reunir artistas, instituições, empresas, profissionais, voluntários e organismos vários, numa missão conjunta de recuperar o espírito colaborativo de exaltar Cabral e levantar a bandeira de Cabo Verde como um país de paz.
A programação construída à volta do tema principal que dá nome ao festival, atravessa a diversidade cultural do arquipélago e apresenta concertos, teatro, dança, exposições, conferências, encontros de pacificação e demais atividades com enfoque no social.
Bandeira “Pela Paz”
A partir do Tarrafal, prevê-se ainda, o lançamento de um programa de candidatura para as melhores iniciativas de Paz e a entrega da bandeira “Pela Paz” ao município que deverá ser sustentada durante o ano com ações em diversos bairros, unindo agentes e líderes comunitários no trabalho a longo prazo, com abrangência nacional, regional e global.