É com “profunda tristeza” que a Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM) diz lamentar o falecimento, ontem, de “Nha Vão”, reconhecido autor e compositor, que respondia pelo nome de baptismo de Serapião António Oliveira.
Serapião António Oliveira, de nome artístico Nha Vão, nasceu na ilha de Boa Vista em 30 de novembro de 1923 e faleceu ontem, 19 de julho de 2024.
O compositor da morna-galope “Fusquinha”, é membro da SCM desde o ano 2018.
“Nha Vão” é considerado um compositor de excelência, com composições da música tradicional cabo-verdiana muito apreciadas que contribuíram para a elevação da nossa cultura, conforme realça a SCM.
Homenageado em vida
Em abril de 2018, na primeira gala “Noite de Autores SCM”, foi homenageado pela Sociedade Cabo Verdiana de Música, enquanto o compositor vivo mais antigo e em outubro de 2023 foi homenageado na 13ª edição do festival da Semana da Morna, nos seus 100 anos de vida.
“É com grande pesar que a família SCM, hoje se despede, com muita saudade do grande compositor, um dos autores da nossa querida Morna, que hoje é considerada Património Imaterial da humanidade”
A SCM lamenta assim esta “perda irreparável” para a comunidade cultural e artística cabo-verdiana.