PUB

Cultura

Palácio da Cultura acolhe exposição de artes “Livre para Ser Quem Sou”

O Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia, acolhe hoje, 16 de julho às 16h30 e até ao dia 18, a exposição de artes “Livre para Ser Quem Sou”, no âmbito da implementação da Campanha Livres & Iguais (Free & Equal) 2024, uma ação do Sistema das Nações em Cabo Verde.

Segundo nota de imprensa, o objetivo da exposição é de, ao mesmo tempo, celebrar a liberdade e a diversidade através da arte e mostrar como essa pode ser uma ferramenta potente de expressão e combater os estereótipos negativos associados as pessoas LGBTQIA+, através da promoção uma cultura de melhor compreensão da diversidade em uma sociedade pluralista.

“Mas a ideia é também educar, inspirar e provocar reflexões na sociedade cabo-verdiana sobre os desafios de direitos humanos vivenciados pelas pessoas LGBTQIA+ no país”, lê-se ainda na nota.

A exposição de artes pretende ainda, segundo a mesma fonte, que a Comunidade LGBTQIA+ se sinta mais empoderada para exercerem os seus direitos e livres para explorarem as várias áreas da cultura e das artes como forma de se expressarem mais também como fonte de renda.

A Campanha

Livres & Iguais (Free & Equal) é uma campanha das Nações Unidas, lançada em 26 de julho de 2013, sob a coordenação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Uma campanha global de educação para a igualdade de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros (LGBT) cujo propósito é aumentar a consciencialização sobre a violência e a discriminação homofóbica e transfóbica e promover um maior respeito pelos direitos das pessoas LGBTQIA+, em todos os lugares do mundo.

A campanha envolve milhões de pessoas em conversas globais para ajudar a promover o tratamento justo das pessoas LGBTQIA+ e gerar apoio a medidas para proteger seus direitos.

PUB

PUB

PUB

To Top